domingo, 3 de junho de 2012

Padres da CNBB apresentam novidades da Jornada Mundial da Juventude

 

A Semana Missionária será o diferencial do encontro que acontecerá no Brasil em relação às demais já ocorridas

Aconteceu dia 29, uma reunião de apresentação dos trabalhos prévios para a Jornada Mundial da Juventude, na sede do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.  O encontro contou com a presença de Padre Toninho e Padre Sávio Ribeiro, ambos,  da Comissão Pastoral para a Juventude da Cnbb.
Padre Toninho expôs aos  representantes de expressões juvenis das 9 dioceses que compõem o Regional, documentos de estudo e orientações   sobre o Dia Nacional da Juventude e a Campanha da Fraternidade que no próximo ano terá como tema Juventude e Fraternidade.
Ficou a cargo de padre Sávio apresentar a novidade da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro em 2013, em relação às demais já ocorridas. “A Jornada é composta pelas atividades na cidade sede, no caso, o Rio de Janeiro e, desde 1997, atividades que acontecem uma semana antes, chamada de pré-jornada. No Brasil, o diferencial será que, a pré-jornada passará a ser chamada de Semana Missionária”, contou.
O projeto da Semana Missionária foi elaborado pelas lideranças de movimentos de jovens no Brasil e apresentado ao Pontifício Conselho para os Leigos, organismo da Sé Romana responsável pelos encontros mundiais da juventude com o papa, e aprovado. “Este projeto também foi mostrado em uma reunião com representantes de 98 conferências episcopais, na Espanha. A ideia foi muito bem aceita e é grande a expectativa dos demais países em  relação à JMJ no Brasil”, disse o sacerdote.
A Semana Missionária acontecerá nas 276 dioceses católicas do país. “Fé, solidariedade e cultura é o tripé inspirador das  atividades que acontecerão de 16 a 20 de julho de 2013 que espera receber jovens oriundos de 193 países. Faz parte da programação evangelização de casa em casa, visita a presídios e hospitais, além da exposição da cultura local através de eventos culturais”, esclareceu Pe. Sávio.
O objetivo do evento não é simplesmente  movimentar a fé. “Queremos, através da Jornada  Mundial da Juventude promover a formação integral do jovem. Por isso faz parte da programação atividades voltadas para a cultura e o desenvolvimento. Já são muitos os grupos que se mobilizam para aprender uma nova língua, por exemplo”, exemplificou o padre.
O encontro também movimenta a economia e o turismo. Somente na arquidiocese de Fortaleza, pelo menos vinte mil jovens peregrinos são esperados. Na última Jornada Mundial da Juventude com o Papa, a Câmara do Comércio de Madrid e da Confederação de Empresários estimou em 160 milhões de euros o total arrecadado durante o encontro. 
Em substituição a Dom José Luiz, hoje bispo em Garanhuns, PE, Dom Odeli Magri, da Diocese de Sobral, foi nomeado como bispo referencial para a juventude. O bispo esteve presente no encontro. “Avalio como positivo e proveitoso este treinamento. É a primeira reunião nesta função e percebi uma boa participação dos líderes. Esperamos que a partir de julho, data que será dada a largada para a Jornada Mundial da Juventude, todos possam se envolver ainda mais neste projeto”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário